segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Vetores: O que são, como fazer e pra que servem
Vetores: O que são, como fazer e pra que servem
Já ouviram falar sobre vetorizações ou sobre “vetorizar” algo??
Bom, irei explicar o que é,como faz e qual a utilidade.
Imagens Vetorias ou como chamado “Vetores”, são imagens geradas por pontos matematicamente definidos(isso é feito automaticamente pelos programas vetoriais)pela posição e pelo tamanho do “vetor”(que é o que define e denomina essas imagens, os famosos que todo mundo aprende em física no ensino médio).
E vetorizar, o que é?
Toda vez que uma imagem em bitmap ou seja, definida por pixels, é transformada em imagem vetorial esse processo é chamado vetorização, e muitos designers cobram bastante caro por este serviço.
E pra que serve uma vetorização?
Uma imagem vetorial ou vetorizada tem a grande vantagem de poder ter sua escala(tamanho) alterada sem perder qualidade e mantendo a estrutura. Por isso é largamente utilizada para cartazes e projetos gráficos muito grandes, eu algumas pessoas digitalizam ilustrações a mão(por uma questão estilistica) ou para deixar imagens de objetos ou pessoas com um efeito diferenciado.
E como faz esse negocio de vetorização?
Simples ou não, isso é feito com o auxilio de programas vetoriais, tais como o Corel Draw e o Adobe Illustrator, que tem processos automaticos, onde algoritmos especificos fazem o trabalho pesado por nós, pórem este tipo de processo geralmente cria um vetor de péssima qualidade(salvo casos onde o bitmap tem 3-4 cores bem diferenciadas). Por isso a opção é fazer a “mão” mesmo, cor por cor com a pen tool ou a ferramenta bézier do Corel, é um processo, dependendo de cada caso, extremamente trabalhoso e cansativo, mas com resultados lindos.
E dá pra faturar com isso?
Bom, não é algo que seja procurado frequentemente, é um trabalho cansatico mas bem facil e divertido pra mim é e da pra ganhar aquela graninha complementar.Além de que saber vetorizar bem é um boa aptidão complementar pra qualquer designer gráfico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário