quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto Grafica Prisma


Projeto: Grafica Prisma
Descrição: Criação da Marca
Software: Corel Draw
Data: out - 2009
Local: Manaus - AM

Projeto Campanha Eleitoral 2008


Projeto: Campanha Eleitoral 2008
Descrição: Folder de Campanha
Software: Corel Draw
Data: jul - 2008

Local: Ibitinga - SP

Projeto Campanha Eleitoral 2008


Projeto: Campanha Eleitoral 2008
Descrição: Adesivo de campanha
Software: Corel Draw
Data: jul - 2008

Local: Ibitinga - SP

Projeto Ridiane Spnelli


Projeto: Ridiane Spnelli
Descrição: Criação de Marca
Software: Corel Draw
Data: mai - 2009

Local: Ibitinga - SP

Projeto JHESSY Novidades


Projeto: JHESSY Novidades
Descrição: Criação da Marca
Software: Corel Draw
Data: ago - 2009

Local: Ibitinga - SP

Projeto KALUANA Comunicação Visual


Projeto: KALUANA Comunicação Visual
Descrição: Criação da Marca
Software: Corel Draw
Data: nov - 2007

Local: Manaus - AM

Projeto 1º Encontro de Trilheiro, Gaioleiros e Jipeiros de Ibitinga


Projeto: 1º Encontro de Trilheiro, Gaioleiros e Jipeiros de Ibitinga
Descrição: Camiseta do Evento
Software: Corel Draw
Data: out - 2009
Local: Ibitinga - SP

Projeto LEO Comercial Ltda.


Projeto: LEO Comercial Ltda.
Descrição: Criação da Marca
Software: Corel Draw
Data:out - 2007

Local: Manaus - AM

Projeto MELC International


Projeto: MELC International
Descrição: Criação do Manual de Identidade Visual da Empresa
Software: Corel Draw
Data: nov - 2007

Local: Manaus - AM

Projeto Fundação Muraki


Projeto: Fundação Muraki
Descrição: Diagramação do Boletim Interno
Software: Corel Draw
Data: jan/fev - 2007

Local: Manaus - AM

Projeto Fundação Muraki


Projeto: Fundação Muraki
Descrição: Criação do Informativo
Software: Corel Draw
Data: jan - 2008

Local: Manaus - AM

Projeto Fundação Muraki


Projeto: Fundação Muraki
Descrição: Criação de Marca do Departamento
Software: Corel Draw
Data: ago - 2007

Local: Manaus - AM

Projeto Antonely Recursos Humanos


Projeto: Antonely Recursos Humanos
Descrição: Criação de Marca
Software: Corel Draw
Data: nov - 2006

Local: Manaus - AM

Projeto Sobrenome Rua


Projeto: Sobrenome Rua
Descrição: Criação da capa do DVD
Software: Corel Draw e PhotoShop
Data: set - 2007

Local: Manaus - AM

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Projeto PHILIPS


Projeto: PHILIPS
Descrição: Criação de Marca - Evento Interno
Software: Corel Draw
Data: set - 2006

Local: Manaus - AM

Projeto Universidade do Estado do Amazonas


Projeto: Universidade do Estado do Amazonas
Descrição: Criação do Mascote
Software: Corel Draw
Data: jun - 2007

Local: Manaus - AM

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que é expressão ou sinal de propaganda


Entende-se por expressão ou sinal de propaganda toda legenda, anúncio, reclame, frase, palavra, combinação de palavras, desenhos, gravuras, originais e característicos que se destinem a emprego como meio de recomendar quaisquer atividades lícitas, realçar qualidades de produtos, mercadorias ou serviços, ou a atrair a atenção dos consumidores ou usuários.

Na atual legislação, a definição continua aplicável, eis que, no contexto da concorrência desleal, a função dos sinais e expressões de propaganda continua intacto; alerta-se, apenas, o título de proteção, que passa de exclusivo, através de registro, a não exclusivo - mas tutelado no contexto da concorrência; ou, igualmente exclusivo, no contexto do Direito Autoral..

Narra Clóvis Costa Rodrigues:

“O projeto primitivo do código adotou a denominação simples de “sinais de propaganda”. Houve sugestões no sentido de que em lugar de “sinais” se chamasse “legendas”. A Comissão Revisora, porém, considerando que “legendas” não definia totalmente os fins da proteção, pois havia propagandas feitas somente por meio de desenhos, gravuras e radiofonia, que, evidentemente, não eram “legendas”- preferiu adotar a denominação “expressões ou sinais”, cujo conceito, mais amplo, comporta não só reclames de frases, letreiros, dísticos, como gravuras, desenhos e principalmente a propaganda radiofônica, hoje vulgaríssima em todo o mundo.”

Assim é que, além das legendas (do tipo “His master´´s Voice”), integrante verbal de um conjunto verbicovisual, a proteção abrange o próprio conjunto (as quatro bocas da “Lugolina”, ou as três mulheres do sabonete “Araxá”; a lua oval da Esso), elementos puramente visuais (a girafa de “A Exposição, o elefante do “Jornal do Brasil”), ou elementos exclusivamente verbais.

Estes podem ser palavras isoladas, frases (o slogan: “O príncipe veste hoje o homem de amanhã”) ou textos em versos (“veja ilustre passageiro...”). Textos longos, em prosa, ou verso, não têm normalmente condições de preencher os requisitos de registrabilidade. O uso de uma marca como propaganda será estudado, especificamente, mais abaixo.

Os elementos visuais podem ser de qualquer natureza: fotos, desenhos, etc. Não prevê a lei, mas é compatível com seu espírito a tridimensionalidade, por exemplo, a resultante de hologramas, embora não sejam registráveis objetos dotados de qualquer função diversa da simples propaganda. Não serão registráveis, da mesma forma, anúncios ou reclames visuais dotados de dimensão temporal (como os de Televisão), embora nada impeça o registro de um ou vários dos fotogramas, ou estágios da propaganda; tal se depreende do caráter subsidiário que assumem as normas relativas a marcas, as quais vinculam a estaticidade do registro.

De outro lado, não estarão entre os sinais e expressões de propaganda os rótulos, simplesmente apostos aos produtos, as formas e características de embalagem, e todo e qualquer elemento verbal ou visual que não se caracteriza dentro dos pressupostos funcionais desta figura da propriedade industrial.

Função

Destina-se a expressão ou sinal de propaganda a “recomendar quaisquer atividades lícitas, realçar qualidades de produtos, mercadorias ou serviços, ou a atrair a atenção dos consumidores ou usuários”. Perante a marca, cuja função clássica é de distinguir as mercadorias ou serviços de um empresário frente aos de outro, a propaganda se propões a incitar o público ao consumo, ou à valorização da atividade do titular.

Em outras palavras, enquanto a marca denota, dá nome, enfim, indica um artigo ou serviço, exercendo a função fáctica de que fala Jakobson, a propaganda estimula, incentiva, na função de conação. A marca é um nome, a propaganda um imperativo, implicando numa estrutura lógica mais complexa. No dizer de Fernandez Nóvoa: ´´el Slogan se caracteriza por evocar en la mente del consumidor no un concepto único, sino una asociación de pensamientos o conceptos”.

É claro que também a marca é utilizada para fixar a imagem do produto, mercadoria ou serviço (como o nome de empresa é usado para fazê-lo da empresa, e o título do estabelecimento, deste), permitindo determinar o objeto da conação; e melhor é a marca que, distinguindo bem o produto, contribua por sua forma inventiva e original para o processo publicitário. Mas, enquanto usada como meio de identificação, a marca é apenas um elemento do processo.

Se o sinal ou expressão for incapaz de exercer qualquer de tais funções (recomendar atividade, realçar qualidade, chamar a atenção), não há a possibilidade da proteção pela propriedade industrial.

De outro lado, recomenda as atividades de uma instituição bancária falar de sua solidez e tradição, recomenda os artigos ou serviços de uma empresa quem os diz bons e baratos; e atrai a atenção o luminoso intermitente, o mamute em tamanho natural, ou a figura marcadamente erótica.

Fonte: Universo Jurídico - http://www.uj.com.br/

Brand Building


Brand Building:

Identidade Organizacional: institucionalizada na essência, valores, missão e visão.
Identidade da Marca: composta pela personalidade, posicionamento, linguagem e identidade visual.

A construção de uma Marca, capaz de se sustentar no longo prazo, exige uma estratégia que, além de compreender antropologicamente as mudanças no comportamento do Consumidor, captar as percepções dos principais Stakeholders(em português, parte interessada ou interveniente) e o posicionamento dos Players de mercado, se baseie no DNA organizacional, tendo a Identidade Organizacional como núcleo de diferenciação e autenticidade.

Denominamos este processo de construção da Marca como Branding Emergente, que organicamente acontece de "dentro para fora - inside-out" e "de baixo para cima - bottom-up", ou seja, parte da Cultura Organizacional e busca um alinhamento adequado entre o que a Marca diz e o que a Marca faz em cada relacionamento.

A arte de vetorizar imagens!!!


Por isso que o trabalho de um designer gráfico deve ser valorizado, se liga no trabalho que dá!!!

Foto realismo com caneta azul


Juan Francisco Casas , que trabalha essencialmente com foto realismo. Seu trabalho é de tirar o fôlego de qualquer um. Com grande riqueza de detalhes e texturas muito bem produzidas, suas hachuradas muito suaves fazem todo o meio tom das ilustrações, que são feitas em tamanhos grandes como A2. Abaixo um pouco do trabalho dele, clique na foto para ver em tamanho maior os detalhes.





Vetores: O que são, como fazer e pra que servem


Vetores: O que são, como fazer e pra que servem

Já ouviram falar sobre vetorizações ou sobre “vetorizar” algo??
Bom, irei explicar o que é,como faz e qual a utilidade.
Imagens Vetorias ou como chamado “Vetores”, são imagens geradas por pontos matematicamente definidos(isso é feito automaticamente pelos programas vetoriais)pela posição e pelo tamanho do “vetor”(que é o que define e denomina essas imagens, os famosos que todo mundo aprende em física no ensino médio).

E vetorizar, o que é?
Toda vez que uma imagem em bitmap ou seja, definida por pixels, é transformada em imagem vetorial esse processo é chamado vetorização, e muitos designers cobram bastante caro por este serviço.

E pra que serve uma vetorização?
Uma imagem vetorial ou vetorizada tem a grande vantagem de poder ter sua escala(tamanho) alterada sem perder qualidade e mantendo a estrutura. Por isso é largamente utilizada para cartazes e projetos gráficos muito grandes, eu algumas pessoas digitalizam ilustrações a mão(por uma questão estilistica) ou para deixar imagens de objetos ou pessoas com um efeito diferenciado.

E como faz esse negocio de vetorização?
Simples ou não, isso é feito com o auxilio de programas vetoriais, tais como o Corel Draw e o Adobe Illustrator, que tem processos automaticos, onde algoritmos especificos fazem o trabalho pesado por nós, pórem este tipo de processo geralmente cria um vetor de péssima qualidade(salvo casos onde o bitmap tem 3-4 cores bem diferenciadas). Por isso a opção é fazer a “mão” mesmo, cor por cor com a pen tool ou a ferramenta bézier do Corel, é um processo, dependendo de cada caso, extremamente trabalhoso e cansativo, mas com resultados lindos.

E dá pra faturar com isso?
Bom, não é algo que seja procurado frequentemente, é um trabalho cansatico mas bem facil e divertido pra mim é e da pra ganhar aquela graninha complementar.Além de que saber vetorizar bem é um boa aptidão complementar pra qualquer designer gráfico.

Precisamos de uma iniciativa como essa aqui no Brasil

Uma das maiores empresas de marketing do mundo, resolveu passar uma mensagem para todos, através de um vídeo criado pela TAC (Transport Accident Commission) e que teve um efeito drástico na Inglaterra.

Depois desta mensagem, 40% da população da Inglaterra, deixaram de usar drogas e se alcoolizar pelo menos nas datas comemorativas.

Não temos este tipo de iniciativa aqui no Brasil. Espero que todos assistam, mesmo que não se alcoolizem ou usem algum tipo de drogas, e que reflitam e passem para os seus contatos.

Vejam e escutem esse vídeo com calma e atenção.




SÍMBOLOS ALT (TABELA ASCII)

COPIEM ou Pressione a tecla “ALT” que fica na esquerda simultaneamente com um dos números do teclado numérico, que fica a direita, para que apareça um dos símbolos abaixo:

Alt+1= ☺ Alt+2= ☻ Alt+3= ♥ Alt+4= ♦
Alt+5= ♣ Alt+6= ♠ Alt+7= • Alt+8= ◘
Alt+9= ○ Alt+10= ◙ Alt+11= ♂ Alt+12= ♀
Alt+13= ♪ Alt+14= ♫ Alt+15= ☼ Alt+16= ►
Alt+17= ◄ Alt+18= ↕ Al+19= ‼ Alt+20= ¶
Alt+21= § Alt+22= ▬ Alt+23= ý Alt+24= ↑
Alt+25= ↓ Alt+26= → Alt+27= ← Alt+28= ∟
Alt+29= ↔ Alt+30= ▲ Alt+31= ▼ Alt+32=
Alt+33= ! Alt+34= “ Alt+35= # Alt+36= $
Alt+37= % Alt+38= & Alt+39= \’ Alt+40= (
Alt+41= ) Alt+42= * Alt+43= + Alt+44= ,
Alt+45= - Alt+46= . Alt+47= / Alt+48= 0
Alt+49= 1 Alt+50= 2 Alt+51= 3 Alt+52= 4
Alt+53= 5 Alt+54= 6 Alt+55= 7 Alt+56= 8
Alt+57= 9 Alt+58= : Alt+59= ; Alt+60=
Alt+61= = Alt+62= > Alt+63= ? Alt+64= @
Alt+65= A Alt+66= B Alt+67= C Alt+68= D
Alt+69= E Alt+70= F Alt+71= G Alt+72= H
Alt+73= I Alt+74= J Alt+75= K Alt+76= L
Alt+77= M Alt+78= N Alt+79= O Alt+80= P
Alt+81= Q Alt+82= R Alt+83= S Alt+84= T
Alt+85= U Alt+86= V Alt+87= W Alt+88= X
Alt+89= Y Alt+90= Z Alt+91= [ Alt+92= \
Alt+93= ] Alt+94= ^ Alt+95= _ Alt+96= `
Alt+97= a Alt+98= b Alt+99= c Alt+100= d
Alt+101= e Alt+102= f Alt+103= g Alt+104= h
Alt+105= i Alt+106= j Alt+107= k Alt+108= l
Alt+109= m Alt+110= n Alt+111= o Alt+112= p
Alt+113= q Alt+114= r Alt+115= s Alt+116= t
Alt+117= u Alt+118= v Alt+119= w Alt+120= x
Alt+121= y Alt+122= z Alt+123= { Alt+124= |
Alt+125= } Alt+126= ~ Alt+127= ⌂ Alt+128= Ç
Alt+129= ü Alt+130= é Alt+131= â Alt+132= ä
Alt+133= à Alt+134= å Alt+135= ç Alt+136= ê
Alt+137= ë Alt+138= è Alt+139= ï Alt+140= ¥
Alt+141= ì Alt+142= Ä Alt+143= Å Alt+144= É
Alt+145= æ Alt+146= Æ Alt+147= ô Alt+148= ö
Alt+149= ò Alt+150= û Alt+151= ù Alt+152= ÿ
Alt+153= Ö Alt+154= Ü Alt+155= ø Alt+156= £
Alt+157= Ø Alt+158= × Alt+159= ƒ Alt+160= á
Alt+161= í Alt+162= ó Alt+163= ú Alt+164= ñ
Alt+165= Ñ Alt+166= ª Alt+167= º Alt+168= ¿
Alt+169= ® Alt+170= ¬ Alt+171= ½ Alt+172= ¼
Alt+173= ¡ Alt+174= « Alt+175= » Alt+176= ░
Alt+177= ▒ Alt+178= ▓ Alt+179= │ Alt+180= ┤
Alt+181= Á Alt+182= Â Alt+183= À Alt+184= ©
Alt+185= ╣

Alt+186= ║ Alt+187= ╗ Alt+188= ╝
Alt+189= ¢ Alt+190= ¥ Alt+191= ┐ Alt+192= └
Alt+193= ┴ Alt+194= ┬ Alt+195= ├ Alt+196= ─
Alt+197= ┼ Alt+198= ã Alt+199= Ã Alt+200= ╚
Alt+201= ╔ Alt+202= ╩ Alt+203= ╦ Alt+204= ╠
Alt+205= ═ Alt+206= ╬ Alt+207= ¤ Alt+208= ð
Alt+209= Ð Alt+210= Ê Alt+211= Ë Alt+212= È
Alt+213= ı Alt+214= Í Alt+215= Î Alt+216= Ï
Alt+217= ┘ Alt+218= ┌ Alt+219= █ Alt+220= ▄
Alt+221= ¦ Alt+222= Ì Alt+223= ▀ Alt+224= Ó
Alt+225= ß Alt+226= Ô Alt+227= Ò Alt+228= õ
Alt+229= Õ Alt+230= µ Alt+231= þ Alt+232= Þ
Alt+233= Ú Alt+234= Û Alt+235= Ù Alt+236= ý
Alt+237= Ý Alt+238= ¯ Alt+239= ´ Alt+240= ­­
Alt+241= ± Alt+242= ‗ Alt+243= ¾ Alt+244= ¶
Alt+245= § Alt+246= ÷ Alt+247= ¸ Alt+248= °
Alt+249= ¨ Alt+250= • Alt+251= ¹ Alt+252= ³
Alt+253= ² Alt+254= ■ Alt+255= Alt+256=
Alt+257= ☺ Alt+258= ☻ Alt+259= ♥ Alt+260= ♦
Alt+261= ♣ Alt+262= ♠ Alt+263= • Alt+264= ◘
Alt+265= ○ Alt+266= ◙ Alt+267= ♂ Alt+268= ♀
Alt+269= ♪ Alt+270= ♫ Alt+271= ☼ Alt+272= ►

Créditos: http://www.pontodefusao.com/simbolos/

42 Revistas Free para designer